COPA PEDRO ALEIXO DE XADREZ

LOGO COPA PEDRO ALEIXO DE XADREZ PEQUENO

A Copa Pedro Aleixo de Xadrez é uma realização do Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton (LEMIN), através do Projeto Xeque-Mate; em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Pedro Aleixo e da Prefeitura Municipal de Massaranduba.

A edição de 2018 está prevista para acontecer durante o ano em 4 etapas, funcionando no formato de torneio aberto, ou seja, qualquer enxadrista poderá participar.

Participe!

 

 

Regulamento 2018:

Copa Pedro Aleixo de Xadrez 2018

Regulamento

 

1. Da Copa e seus objetivos:

1.1. O Copa Pedro Aleixo de Xadrez 2018 é uma copa de xadrez realizada em Massaranduba-SC, com iniciativa da Escola Pedro Aleixo e do Centro de Treinamento Pró-Esporte (CTPE), através do Projeto Xeque-Mate, em parceria com o Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton (LEMIN) e apoio da Prefeitura Municipal de Massaranduba através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e Comissão Municipal de Esportes (CME).

1.2. São objetivos do Copa Pedro Aleixo de Xadrez 2018:

  1. Difundir o xadrez no município de Massaranduba/SC e região;
  2. Incentivar a prática enxadrística nas escolas;
  3. Determinar os melhores atletas de Xadrez na região;
  4. Propiciar a troca de experiências e conhecimento entre os alunos das escolas da região.

 

2. Participação:

2.1. Poderão participar da Copa Pedro Aleixo de Xadrez 2018 todos os enxadristas interessados. O evento é aberto a qualquer enxadrista, sem distinção por idade, gênero, rating, etc. sendo que cada um deverá observar sua categoria em que participará.

 

3. Direção, Organização e Arbitragem:

3.1. A direção do torneio e a arbitragem são de responsabilidade do professor do CTPE: Luciano Rietter. A organização é do LEMIN, CME e CTPE.

3.2. Cabe à direção/organização:

  1. Divulgar o evento no município de Massaranduba/SC e região;
  2. Receber e homologar as inscrições das etapas;
  3. Publicar, em website, os resultados de cada etapa, assim como a classificação parcial e final dos atletas, além das datas e locais das próximas etapas.

3.3. Cabe aos árbitros e auxiliares do evento:

  1. Observar se o Regulamento e as Leis do Xadrez estão sendo cumpridas;
  2. Assegurar que os jogadores não sejam perturbados durante as partidas criando assim um bom ambiente de jogo.

 

4. Divisões e Categorias:

4.1. A Copa Pedro Aleixo de Xadrez 2018 terá as seguintes categorias de disputa:

  1. Sub 08 Masculino – Homens nascidos em 2010 ou depois;
  2. Sub 08 Feminino – Mulheres nascidas em 2010 ou depois;
  3. Sub 10 Masculino – Homens nascidos em 2008 ou 2009;
  4. Sub 10 Feminino – Mulheres nascidas em 2008 ou 2009;
  5. Sub 12 Masculino – Homens nascidos em 2006 ou 2007;
  6. Sub 12 Feminino – Mulheres nascidas em 2006 ou 2007;
  7. Sub 14 Masculino – Homens nascidos em 2004 ou 2005;
  8. Sub 14 Feminino – Mulheres nascidas em 2004 ou 2005;
  9. Sub 16 Misto – Homens e mulheres nascidos em 2002 e 2003;
  10. Sub 18 Misto – Homens e mulheres nascidos em 2000 e 2001;
  11. Adulto Misto – Homens e mulheres nascidos em 1999 ou antes;
  12. Federados Masculino – Atletas masculinos de rendimento de qualquer idade.
  13. Federados Feminino – Atletas femininos de rendimento de qualquer idade.

4.2. Para disputa, serão quatro divisões: Escolar Feminino (sub 08, 10, 12, 14 fem), Escolar Masculino (sub 08, 10, 12, 14 masc), Adulto (sub 16, 18, adulto misto) e Federados (fem e masc). Somente para a premiação serão separadas nos itens descritos em 4.1.

 

5. Das Etapas:

5.1. Estão previstas 4 etapas ao longo do ano de 2018, realizadas sempre aos sábados: 1ª etapa: 12/05, 2ª etapa: 16/06, 3ª etapa: 15/09, 4ª etapa: 24/11.

5.2. Cada etapa será disputada na forma de torneio aberto. Qualquer jogador que queira participar do evento poderá se inscrever num desses torneios e, automaticamente, estará se inscrevendo para a Copa Pedro Aleixo de Xadrez 2018. Ao fazer isso, o participante concorda com o presente regulamento e cede seus direitos de imagem e voz à organização.

5.3. A inscrição dos atletas deverá ser feita conforme o folder de divulgação em cada uma das etapas.

5.4. Será utilizado para determinar os emparceiramentos e o programa computacional Vega ou Swiss Manager – ambos aprovados pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE). A ordem inicial dos jogadores para o emparceiramento será por ordem alfabética, exceto para a categoria de Federados, nesse caso, será o Rating FIDE, porém, não está prevista movimentação de rating junto à FIDE ou CBX.

5.5. As inscrições serão gratuitas, devendo o atleta levar 1kg (um quilograma) de alimento não perecível, que será repassado pela Prefeitura a pessoas carentes da comunidade.

5.6. A premiação de cada etapa será a seguinte: Todas as categorias de cada divisão do item 4.1: Medalha – 1º ao 5º Lugar.

 

6. Regulamento Técnico das Etapas:

6.1. As etapas seguirão as seguintes normas de emparceiramento:

  1. Se o número de participantes em uma divisão for menor que 7: Single Round-Robin, utilizando os seguintes critérios para desempate (em ordem):
  2. Confronto Direto;
  3. Maior número de vitórias;

III. Sonneborn-Berger;

  1. Sorteio.
  2. Se o número de participantes em uma divisão for igual ou superior a 7: Sistema Suíço de 6 rodadas, utilizando os seguintes critérios para desempate (em ordem):
  3. Confronto Direto;
  4. Milésimos Medianos com corte do pior resultado;

III. Milésimos Totais;

  1. Maior número de vitórias;
  2. Sonneborn-Berger;
  3. Sorteio.

6.2. O ritmo de jogo é rápido, aplicando-se as regras da FIDE para Rápido. Para partidas sem relógio, um lance ilegal está completo assim que a peça for solta na nova casa.

6.3. Para o caso de partidas disputadas sem relógio e que excedam a duração de 30 minutos, poderá haver a utilização do relógio de xadrez com tempo de 5 minutos KO para cada jogador, definido pela arbitragem. Para a categoria de federados, todas as partidas iniciam com relógio, nesse caso, o ritmo deve ser 15 minutos KO para cada jogador.

6.4. Após deixada a mesa de jogo, nenhum resultado será revisto ou alterado.

6.5. Ao terminar a partida, os atletas deverão permanecer na mesa até que o árbitro ou auxiliar anote o resultado. Após isso, os atletas devem deixar a área de jogos, sendo proibido deixar a mesa de jogo antes do término da partida sem a permissão do árbitro.

6.6. Partidas que tenham sido jogadas com as cores trocadas terão o resultado nominalmente anotado, não por cor, ou seja, não será disputada nova partida por esse motivo.

6.7. O tempo “default” será de 5 minutos após o início da rodada. Decorrido esse tempo se apenas um dos jogadores estiver na mesa de jogo este será declarado como vencedor por WO.

6.8. A classificação final será dada ao final da última rodada, pela soma dos pontos obtidos em cada rodada e seguindo os critérios de desempate.

6.9. Porte de celular ou equipamentos eletrônicos: Será permitido portar desde que não seja acessado durante a partida e/ou atrapalhe a rodada em andamento. A pena, caso isso ocorra, será a perda da partida.

6.10. Não será permitida, a qualquer momento, apelação contra a decisão da arbitragem.

 

7. Classificação Final da Copa (acumulado):

7.1. A classificação final do Copa será dada pela soma dos pontos conquistados pelos jogadores em cada etapa realizada, seguindo a pontuação da tabela abaixo:

COLOCAÇÃO NA CATEGORIA NA ETAPA

PONTOS

1º Lugar

15 pontos

2º Lugar

12 pontos

3º Lugar

10 pontos

4º Lugar

8 pontos

5º Lugar

6 pontos

6º Lugar

5 pontos

7º Lugar

4 pontos

8º Lugar

3 pontos

9º Lugar

2 pontos

10º Lugar ou após

1 ponto

7.2. Havendo empate de pontos entre dois ou mais jogadores ao final da última etapa em posição que valha premiação geral do circuito, serão seguidos os seguintes critérios de desempate, em ordem:

  1. Maior número de etapas disputadas;
  2. Playoff com os jogadores empatados: Partidas com sorteio das cores onde as brancas jogarão com 5 minutos KO e as pretas com 4 minutos KO, sendo o empate favorável às pretas.

7.3. Somente terá direito a premiação geral da Copa o atleta que participar da última etapa. Caso o jogador que não comparecer esteja na zona de premiação, o prêmio desse atleta passará ao próximo na classificação final que esteja presente na última etapa.

7.4. A premiação do acumulado será: Troféu para os três primeiros colocados em cada categoria de cada divisão do item 4.1 além das três melhores escolas, que terão sua pontuação obtidas através da soma dos pontos de todos os seus alunos participantes (via tabela 7.1).

 

Disposições Finais:

            A organização tem total direito de alterar o presente regulamento caso julgue necessário, visando sempre o bom andamento da competição. Em caso de dúvidas deve-se entrar em contato com a organização.

 

Luciano Rietter

Massaranduba, SC – 22 de abril de 2018.