Formação de Professores

Vivemos elucidados por tempos de muitos avanços em diversas áreas da sociedade. Um exemplo são os avanços tecnológicos das últimas décadas. Estes, por sua vez imprimem no ser humano uma constante busca por transformações, sejam  elas no estrato profissional  ou pessoal. Na educação não é diferente. Os educadores devem seguir esse fluxo, buscando qualificação, agregando a sua prática de ensino novas metodologias de ensino, acompanhando, agindo e modificando assim o contexto que está inserido.

A formação continuada exerce um papel de suma importância para que essa realidade se efetive. Para Freire (1996) à formação é um ato permanente que se refaz constantemente na ação, não sendo uma mera acumulação de conhecimentos, mas uma conquista tecida com muitas ajudas: dos livros, mestres, das aulas, das conversas entre professores, da internet, dentre outros. Nessa direção, a partir de 2013, o LEMIN começou a desenvolver algumas formações continuadas, realizadas no período de férias ou em pequenas assessorias pedagógicas durante o ano letivo.

Referências

  • FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.